RAÇA, AMBIÇÃO, QUERER, DETERMINAÇÃO E ACREDITAR
Chegou ao fim a época 2016 da ASFIC, e que época!
Orgulhosos de uma época que sem dúvida foi um sucesso, e apelidada por muitos, onde se incluem os meios de comunicação social Riomaiorenses de “ época de sonho”.
Como já é sabido, este projecto começou em 2014, tendo como seu inicio a época 2015. Foram muitas horas de logística, contratos, parcerias, inscrições, preparação, treino, com todas as dificuldades que todos os projetos têm no seu início, mas, somos ambiciosos e acreditamos nos valores do trabalho, da dedicação, do empenho e da união, e por isso tínhamos a convicção que iriamos vencer.
Logo no primeiro ano de vida, a equipa teve uma ascensão vertiginosa, a nível de resultados e de imagem. Foi como que num ano, Nascêssemos, crescêssemos, vivêssemos e logo nos afirmássemos no “mundo” do ciclismo.
Depois de um ano positivo para nós, partíamos para a época de 2016, onde empreendemos algumas alterações na equipa, com o intuito de dar continuidade aos bons resultados e de nos apresentarmos mais competitivos. É certo que estávamos apreensivos, mas também é certo que estávamos muito mais confiantes. Sabíamos que tínhamos um grupo forte e unido que tudo iria fazer para dignificar e elevar o nome da Cidade de Rio Maior e dos nossos patrocinadores.
Tínhamos a equipa formada pelos atletas que queríamos e ambicionávamos, estando os objetivos bem definidos: Superar a época anterior e procurar o destaque em todas as competições sempre com humildade, muita determinação, dando a maior visibilidade possível aos nossos patrocinadores, a freguesia da Ribeira de S. João e à Cidade de Rio Maior.
Os resultados foram muito bons, mas também é verdade que com a Direção Técnica que temos, e os atletas que quiseram estar no projeto, temos que dizer que não ficámos surpreendidos.
A equipa participou em 29 competições, 28 nacionais e 1 ibérica.
Os atletas da ASFIC ganharam títulos individuais (Campeão Ibérico, Campeão Nacional de Estrada, Campeão Nacional de Contra Relógio Individual e 2 Campeões Regionais de Santarém.)
Nas 26 competições participativas, os atletas da ASFIC venceram à geral 13 competições, ficaram em 2º lugar 6 vezes e em 3ºlugar 2 vezes.
Nas 18 provas em que havia classificação por equipas, a ASFIC foi a melhor equipa e venceu coletivamente 11 competições, ficou em 2º lugar 3 vezes e 1 vez em 3º lugar.
Do ponto de vista desportivo, podemos dizer que valeu a pena. Conseguimos atingir os nossos objetivos e alcançar outros que estávamos apreensivos em os conseguir, mas a verdade é que conseguimos.
Do ponto de vista humano, não há palavras que descrevam o companheirismo, a união, a garra e a determinação da equipa, onde o segredo das nossas vitórias esteve na força da nossa união.
Mais importante, no meio de alguma turbulência organizativa, e já confrontados com a realidade da falta de suporte que uma modalidade não futebolística tem em Portugal, lançámos algumas bases de comunicação, projeção da ASFIC e da sua marca. Projetámos a nossa cidade e os nossos patrocinadores, e, se dúvidas houvesse, ficou bem claro que fomos a melhor equipa nacional, a equipa que mais se destacou, mais atacou e que mais vitórias obteve coletivamente e individualmente.
Criámos e temos um grupo forte, unido e muito equilibrado, que lutou e luta sempre até a ultima gota de suor pela vitória em qualquer prova que a equipa participe, mas, ainda assim, acreditamos que é sempre possível melhorar, e por isso, um reajuste de alguns reforços de atletas na equipa para a época 2017, a tornarão mais forte e mais unida.
Para 2017 começámos a trabalhar ainda a época 2016 não tinha terminado, a equipa continuará com a mesma RAÇA, AMBIÇÃO, QUERER, DETERMINAÇÃO E ACREDITAR, mas sobretudo muita união, e mais que uma equipa, continuaremos a ser uma família, que irá lutar unida por superar a época anterior, procurando o destaque em todas as competições, para dar a maior visibilidade possível aos nossos patrocinadores, a freguesia da Ribeira de S. João e à Cidade de Rio Maior.
Não podemos deixar de agradecer aos nossos Patrocinadores, que assim como nós, acreditaram no projeto desde o primeiro dia e continuam a acreditar afincadamente, apoiando a equipa incondicionalmente. Como retorno, vamos continuar a tentar a cada dia retribuir mais aos nossos patrocinadores, e além do destaque das provas, publicitamos as suas empresas de inúmeras maneiras que nos sejam possíveis:
- Publicidade no circuito de Rio Maior;
-No pódio do circuito de Rio maior, colocamos o logotipo de todos os patrocinadores;
-No site da equipa, ( http://asficequipa.wixsite.com/asfic ), no separador dos patrocinadores, temos logotipo de todos os patrocinadores, e ao clicar no mesmo redireciona para as páginas;
- Nos nossos veículos, temos colocado os logotipos dos patrocinadores;
- Fotos tiradas nas provas aos nossos atletas e que circulam nas redes sociais;
- Nos livros produzidos pela equipa são divulgados os nossos patrocinadores;
- Juntamos os nossos patrocinadores em eventos, criando a possibilidade de possíveis parcerias e negócios entre si;
- Grupo ASFIC de patrocinadores, que são as maiores e mais credíveis empresas de Rio Maior e algumas líderes no seu ramo, a nível nacional.
Queremos também deixar um agradecimento especial às entidades públicas ligadas a equipa, à Srª Presidente da Camara Municipal, Dr.ª Isaura Morais, ao Sr.º Vereador do Desporto, Sr. Engenheiro Lopes Candoso e ao Presidente da União de Freguesias da Ribeira S. João e S. João da Ribeira, Leandro Jorge.
Por último, mas não sem menos importância, e embora o tenhamos feito em privado, mas nunca é demais agradecer, pois também fizeram e fazem parte do sucesso desta equipa, endereçamos um agradecimento especial às esposas dos nossos atletas.
Agradecemos às esposas dos nossos atletas, as horas que abdicaram da sua companhia e presença no lar, para que eles pudessem treinar, com o intuito de melhorar as suas prestações quando representavam a ASFIC.
A ASFIC agradece também, as horas e por vezes dias, que as esposas dos atletas abdicaram da presença do marido no lar, cuidando muitas vezes sozinhas e com sacrifícios do mesmo, para que o marido pudesse estar a competir pela equipa e concentrado apenas na equipa, sem estar preocupado com a esposa e família.
O sucesso da equipa e do atleta também se deve em grande parte a esposa, que o motiva, o apoia e incentiva, e por isso, a ASFIC não pode deixar de agradecer a todas elas, por esse apoio prestado durante este ano, bem como a ajuda que deram a equipa, pois os resultados foram fabulosos, e estão a vista de todos.
Agradecemos ainda, pelas vezes que se deslocaram com o marido as corridas, para o apoiar a ele e a equipa.
Por último, agradecemos o apoio e a confiança depositada, para que esta equipa continue unida e estejamos juntos novamente em 2017, juntando novamente esta grande família, que a cada dia está mais unida.
Muito obrigado por tudo.
De seguida, deixamos o resumo das provas que participamos.
-
CAMPEONATO NACIONAL DE CONTRA RELÓGIO INDIVIDUAL : Campeão Nacional Master 40,
-
CAMPEONATO IBÉRICO : Campeão ibérico Master 35, vice campeão ibérico master 40.
-
9ª VOLTA AO CONCELHO DE ALMODOVAR: Geral 2º, 12º, 27º, 28º,31º,37º - 2º lugar por equipas, vencedores da camisola verde e camisola azul.
-
ALGARVE ROAD FONDO 2016 : Vencedores do granfondo 1º e 12º lugar.
-
CIRCUITO S. JOÃO BATISTA - MARTINGANÇA: Geral 3º e 4 lugar geral. 2º lugar por equipas.
-
CIRCUITO A DOS BARBAS : Vencedores por equipas. Geral 3º, 4º, 7º e 9º lugar.
-
CIRCUITO PORTOMAR- MIRA: Vencedores do circuito 1º lugar.
-
CIRCUITO MAÇÃS DE DONA MARIA : Vencedores por equipas. Geral 2º, 4º, 6º, 9º, 10º e 15º lugar.
-
CIRCUITO DE RIO MAIOR: Vencedores do circuito e vencedores por equipas. Geral 1º, 2º, 6º e 10º lugar. Categorias 1º e 2º master 30, 2º master 40.
-
CIRCUITO AVELAR: Vencedores por equipas. Geral 2º, 5º, 9º, 11º, 13º, 16º e 18º lugar.
-
CIRCUITO MACEIRINHA: Vencedores do circuito e vencedores por equipas. Geral 1º, 2º, 5º, 7º e 11º. Categorias master 1º master 30, 2º master 40.
-
1º PRÉMIO TAVEIRO: Vencedores por equipas, vencedores camisola da montanha. Geral, 2º, 7º, 11º, 27º, 28º, 29º e 30º. Categorias 1º master 30 e 2º master 40.
Chegou ao fim a época 2016 da ASFIC, e que época!